A Câmara Municipal de Belém aprovou, por maioria de votos, um requerimento do vereador Alfredo Costa (PT) que declara o presidente norte-americano Donald Trump “persona non grata” na capital paraense. A proposta foi apresentada como resposta ao aumento de 50% nas tarifas aplicadas a diversos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.
“Belém não pode aceitar de forma alguma que o presidente de outro país interfira em nossa economia. Essa é uma posição em defesa da economia local, da economia brasileira, dos trabalhadores, dos empresários e de todos os que estão sendo prejudicados por essa atitude irresponsável”, afirmou o parlamentar.
A declaração de “persona non grata” é um instrumento jurídico utilizado por Estados para indicar que um representante estrangeiro não é mais bem-vindo em seu território. Em latim, a expressão significa “pessoa não desejada” ou “não bem-vinda”.
Tarifaço
A partir de meia-noite desta quarta-feira (6), empresas americanas que comprarem produtos brasileiros pagarão 50% de taxa sobre eles ao governo, a não ser que esses produtos estejam numa lista de 694 exceções definidas pela Casa Branca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário